Ativistas
do Greenpeace se focaram no inicio do ano para combater uma causa de enorme
repercussão. Através de um vídeo colocado no Youtube os membros da ONG protestaram
contra uma multinacional que utiliza de produtos providos do desmatamento de
florestas na Indonésia para a extração do olho de dendê, causando um
crescimento do efeito estufa, diminuindo o número de animais,
especialmente o orangotango, que se encontra em extinção naquela região, e que
se tornou o símbolo da campanha.
A criação
do vídeo foi essencial para mostrar a toda a população a situação que se passavam
na Indonésia, milhares de pessoas pelo mundo aderiram à campanha e usaram do Twitter, Facebook e outros para
divulgação em massa.
O vídeo
foi rapidamente tirado do ar pela multinacional. Mas sem desistir os ativistas
recolocaram novamente o material que atingiu a marca de 1,5 milhões de acessos.
Foi através do Facebook que a empresa recebeu o maior golpe, usuários do mundo
todo colocaram em suas contas mensagens de boicote contra a indústria, que não
teve alternativa senão ceder aos apelos da campanha.
Em maio desse ano veio a notícia do sucesso, a
empresa declarou que não utilizará mais de plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao
desmatamento para produção de seus produtos e que os nossos irmãos orangotangos
não correm mais perigo de serem ameaçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário