Mídias sociais ajudam na luta contra o desmatamento


      Ativistas do Greenpeace se focaram no inicio do ano para combater uma causa de enorme repercussão. Através de um vídeo colocado no Youtube os membros da ONG protestaram contra uma multinacional que utiliza de produtos providos do desmatamento de florestas na Indonésia para a extração do olho de dendê, causando um crescimento do efeito estufa, diminuindo o número de animais, especialmente o orangotango, que se encontra em extinção naquela região, e que se tornou o símbolo da campanha.
      A criação do vídeo foi essencial para mostrar a toda a população a situação que se passavam na Indonésia, milhares de pessoas pelo mundo aderiram à campanha e usaram do Twitter, Facebook e outros para divulgação em massa.
      O vídeo foi rapidamente tirado do ar pela multinacional. Mas sem desistir os ativistas recolocaram novamente o material que atingiu a marca de 1,5 milhões de acessos.
      Foi através do Facebook que a empresa recebeu o maior golpe, usuários do mundo todo colocaram em suas contas mensagens de boicote contra a indústria, que não teve alternativa senão ceder aos apelos da campanha.
      Em maio desse ano veio a notícia do sucesso, a empresa declarou que não utilizará mais de plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento para produção de seus produtos e que os nossos irmãos orangotangos não correm mais perigo de serem ameaçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário