Comitê divulga medalhas de Londres 2012

  
        Na data em que se inicia a contagem regressiva de 365 dias para a Olimpíada de 2012, o Comitê Organizador do evento divulgou, na capital inglesa, as medalhas com que os atletas serão premiados nos Jogos de Londres.
As medalhas forão oficialmente divulgadas na festa que ocorreu na Trafalgar Square, para comemorar o marco de um ano para o início dos Jogos  Foto: Locog/Divulgação          Desenvolvidas pelo renomado artista plástico David Watkins, as medalhas, como manda a tradição dos Jogos de Verão, trazem a deusa grega da vitória, Nike, em sua parte frontal. Já a parte de trás apresenta formas arquitetônicas que referem-se à modernidade. Além disso, há uma representação do Rio Tâmisa, símbolo da cidade de Londres, sede dos Jogos de 2012. A modalidade e a prova de cada atleta serão gravadas na borda de cada medalha.
         "É emocionante pensar que os melhores atletas do mundo vão usar meu projeto de medalha na próxima Olimpíada. Seus símbolos-chave justapostos, frente e verso, são a deusa Nike como representação do espírito e da tradição dos Jogos, e o Rio Tamisa lembrando a cidade de Londres. Espero que a medalha seja valorizada e apreciada como um registro de grandes realizações pessoais em 2012", diz o criador dos modelos, David Watkins.
          As medalhas serão produzidas até o fim de 2011, data em que também serão divulgadas o design e o responsável pelos prêmios dos atletas paraolímpicos.
        "Espero que a divulgação dos desenhos das medalhas dos Jogos de Londres 2012 seja uma fonte de inspiração para os milhares de atletas ao redor do mundo, que estão contando os dias para competir no maior espetáculo da Terra", disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2012, Sebastian Coe. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, também elogiou o design das medalhas.
A medalha de ouro, mais desejada por todos os atletas, terá vários detalhes  Foto: Locog/Divulgação
        "Destacando o esforço e realização dos atletas, bem como a cidade onde os Jogos são realizados, estas medalhas serão uma recompensa adequada para os medalhistas olímpicos de 2012", afirmou Rogge.
      Segundo a organização dos Jogos de 2012, mais de 2.100 medalhas olímpicas serão distribuídas em 302 cerimônias de vitória em mais de 30 locais durante os 16 dias do evento.
Curiosidades
       A medalha de ouro dos Jogos de 2012 é constituída de 92,5% de prata, 1,34% de ouro e o restante de cobre. A diferença para o prêmio do segundo colocado é que este último é feito de 92,5% de prata e 7,5% de cobre. Por fim, a medalha de bronze contém 97% de cobre, 2,5% de zinco e 0,5% de estanho.

      Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário